top of page

6 DICAS PODEROSAS PARA UMA BARBA PERFEITA

Um dos mais fortes itens da aparência masculina é, sem dúvidas, a barba. Ainda cercada de mitos, recentemente tem ganhado ainda mais prestígio através de figuras masculinas de destaque que chamam a atenção das mulheres e despertam a inveja de outros homens.

A barba do homem de estilo é um sinônimo de elegância e confiança, e adiciona ao seu visual segurança e indiscutível poder. Ter uma barba de respeito exige mais do que apenas deixar os pelos crescerem, vai muito além: são necessários alguns cuidados específicos para se manter uma barba simétrica e que chama a atenção. Neste artigo, você aprenderá 6 dicas poderosas que te ajudarão a ter e manter uma barba de respeito. 


Confira: 1) Barba de Respeito: Por que é preciso aparar a barba regularmente

Como dissemos anteriormente, somente deixar os fios crescerem desordenadamente não é o suficiente para ter uma barba de respeito…

Isso porque os fios precisam ser aparados constantemente para que se crie uma simetria no rosto e uma aparência bonita. E, antes que você se questione, este cuidado é necessário, já que cada área de pelos cresce de forma diferente, necessitando assim, que eles sejam aparados para que fiquem na mesma altura.

A barba deve ser aparada de acordo com o tamanho que você deseja, no entanto, barbas mais curtas devem ser aparadas em períodos curtos de mais ou menos duas semanas, barbas mais longas, podem ficar sem retoque por até um mês.

Se você for daqueles que ainda não têm muita prática ou está começando agora a deixar sua barba crescer, talvez seja interessante, no início, ir ao barbeiro para que ele faça um desenho que fique bacana no seu rosto e que lhe agrade.

2) Como higienizar a Barba da maneira correta


Barbas sujas têm aspecto desagradável e, obviamente, a falta de higiene destrói completamente todo o potencial de qualquer barba.

Para não correr esse risco, anote essas dicas: Uma barba saudável e elegante deve ser higienizada com produtos específicos como o shampoo para barba, que já existe no mercado.

Em caso de não encontrar o produto específico para barbas, pode utilizar shampoo para bebês que não tem química forte.

E se esse for o seu caso, todas as vezes que for lavar o cabelo, lave também a barba, inclusive utilizando o condicionador, isso fará com que ela fique mais macia e maleável. O bom dos shampoos para barba, é que eles possuem ação antibacteriana e ajudam a remover completamente a sujeira, além de evitar frizz.

Outra dica importante é nunca deixar de secá-la após lavar. Barbas que ficam molhadas por muito tempo favorecem irritações e desenvolvem bactérias. A higienização é um passo tão importante, que inclusive deve ser feito antes de começar a apará-la.

É mais comum do que se pensa que a barba não fique com o resultado desejado, pelo fato de não ser higienizada antes. Neste caso, porém, dê preferência a um sabonete esfoliante para ajudar a retirar todas as células mortas.

3) Foliculite não é nada elegante: Evite coçar a barba

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos causada por bactérias ou outros fatores que afeta a maioria dos homens com barba, causando irritação visível à pele, coceira e, posteriormente, marcas escurecidas.

Dermatologistas costumam recomendar cremes desenvolvidos sob manipulação ou sabonetes antissépticos para o tratamento e até mesmo a prevenção desse problema.

A melhor solução para isso é hidratar sua barba com um óleo de barba. Além disso, também existem algumas medidas caseiras que podem manter a foliculite longe da sua barba e, a principal delas é, evitar coçar.

Se você está começando a deixar sua barba crescer agora, saiba que ela pode começar a coçar um pouco até a pele se acostumar. No entanto, ao invés de coçar, tente lavá-la com água fria e usar os produtos indicados para pré e pós-barba, eles aliviarão a coceira por um período prolongado.

O suor também é outro fator que influencia no aumento da coceira, mas, este problema pode ser resolvido lavando-a várias vezes ao dia.

4) Como barbear da forma correta para evitar foliculite pós-barba

Pode ser que a sua barba cresça novamente com mais facilidade se você aparar os pelos fazendo movimentos contrários ao crescimento deles, este método costuma funcionar para alguns homens e para outros não; neste caso então, você só saberá se testar.

Caso queira testar, experimente lavá-la com água morna e deixá-la úmida antes de barbear para que os pelos fiquem macios e saiam com mais facilidade.

5) Para ter uma barba perfeita, use uma loção pós-barba

 pode achar que a loção pós-barba é apenas um capricho, mas, com certeza não é… Isso porque o seu uso constante ajuda os pelos a ficarem controlados e modelados conforme o seu gosto.

Além disso, sua função também é hidratar a pele, diminuindo a irritabilidade, uma vez que, o processo de barbear danifica muito a pele, por ser muito agressivo pelo uso da lâmina. Os produtos de origem natural são melhores para uso, pois, diminuem muito o risco de desenvolver irritações na pele, pelo fato de possuírem menos ingredientes em sua fórmula.

Por isso, para uma barba cheia e elegante, não pense duas vezes: invista em uma boa loção pós-barba.

6) Óleo para barba: O néctar das barbas elegantes

O principal objetivo do óleo para barba é hidratar os fios, prevenir a caspa de barba, além de reduzir coceira e irritação.

Uma dica importante a respeito do produto: tenha cuidado para não utilizá-lo em excesso e, assim, desenvolver espinhas no rosto e deixar a pele oleosa e brilhante demais. Lembre-se: sua barba acumula sujeiras como qualquer outra parte do corpo. Por este motivo, mantê-la limpa e asseada é muito importante, inclusive para a manutenção da saúde.

Matéria Retirada do Site:albertosolon.com.br

bottom of page